26.4.06

Restaurantes & Botecos



Alta Gastronomia ou Comida de Boteco?
Onde se come a comida mais gostosa?
Alguns vão torcer o nariz e responder: não há comparação.
Claro que não há.
Nos resturantes mais sofisticados e caros, a regra é a obediência as técnicas de cozimento, de respeito aos sabores individuais de cada ingrediente, do toque criativo de cada chefe.
Nos botecos, a comida é parecida com que fazem os franceses nos bons bistrôs:comida coletiva, geralmente saindo de uma mesma e grande panela e onde conta muito o toque de tempero da cozinheira.
Na minha casa, todos cozinham muito bem.
E, desde cedo, aprendi que comida de mãe não decepciona nunca. Mesmo o trivial, a comida do dia a dia, tem um sabor incomparável e inesquecível. A gente nunca espera mais do que isso. E as mães, mesmo assim, tentam sempre nos surpreender. E conseguem.
Quando a gente vai a um restaurante ou boteco, temos uma idéia de sabores que vamos provar. Num restaurante 5 estrelas, você sempre espera ser surpreendido. A expectativa de surpresa com paladar e sabores está no preço que você decide pagar.
Quando você vai a um boteco, o preço bem mais barato, implica em você não esperar nada além de uma comida correta e saborosa. Ponto final.
Pois... e quando acontece o inverso?
Fui com amigos ao Donana, um boteco no bairro de Brotas. Eles falavam muito do Camarão a Joel(um antigo frequentador da casa que ajudou a desenvolver a receita) e da Pescoçada de Avestruz.
Na quinta-feira em que fomos lá, não havia a Pescoçada. Mas tinha Sarapatel de Avestruz. Fantástico. O Camarão a Joel é muito bom. Mas o Sarapatel... é de comer e repetir. Leve, simples, saboroso. Fui surpreendido com todas as letras.

Um comentário:

Tony disse...

Gostaria da receita de sarapatel de avestruz. Se possivel alguem enviar para tonyboca2u@gmail.com