9.7.06

Profiteroles com Calda de Chocolate



by Basílico

Ingredientes
Bombinhas
¾ xíc. (chá) de água
100 g de manteiga cortada em cubinhos
1 col. (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
4 ovos

Cobertura de chocolate
200 g de chocolate meio amargo ou ao leite
2 col. (sopa) de glicose de milho (Karo)
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco

Recheio
500 g de sorvete de creme, aproximadamente
Beth Porto



Preparo

Aqueça o forno a 200ºC (quente), unte uma assadeira com manteiga e reserve. Leve ao fogo a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Assim que ferver, junte a farinha de uma só vez e, ainda no fogo, mexa sem parar até que a farinha esteja totalmente incorporada e a massa forme uma bola que solte da panela. Retire do fogo e coloque a massa na batedeira. Sempre batendo, adicione os ovos, 1 a 1, até obter uma massa lisa e brilhante (o último ovo deve ser acrescentado aos poucos, de acordo com o ponto da massa: se passarmos o dedo nela, ficará a marca). Com o auxílio de um saco de confeitar, prepare as bombinhas, pingando bolinhas de aproximadamente 2 cm de diâmetro em uma assadeira. Leve ao forno.
Enquanto as bombinhas assam, prepare a calda. Coloque o chocolate em uma tigela seca e reserve. Leve o creme de leite ao fogo em uma panela pequena. Assim que ferver, junte a glicose, misture, retire do fogo e despeje sobre o chocolate. Misture até obter um creme liso. Deixe amornar (a calda pode ser preparada com 3 dias de antecedência e guardada na geladeira).
Retire a assadeira do forno quando as bombinhas estiverem bem douradas e crescidas. Coloque-as sobre uma grade para esfriar. Assim que estiverem frias, corte uma tampa em cada bombinha e recheie com sorvete (aproximadamente 2 colheres de chá por bombinha). Leve as bombinhas já recheadas ao freezer para que o sorvete firme novamente (esta etapa pode ser preparada com 3 dias de antecedência).
No momento de servir, aqueça a calda de chocolate. Disponha as bombinhas sobre um prato, regue com a calda e sirva imediatamente.

Rendimento: 10 porções

2 comentários:

Yanna Torres disse...

Olá Giacomo, belas receitas aqui no seu blog, sou de Salvador, mas moro no Chile ha 5 anos, aqui estudei gastronomia, encontrei seu blog por acaso procurando outra coisa.Gostei muito. Abraços
Yanna

Elvira disse...

Uma das minhas sobremesas favoritas. Que delícia!