14.6.05

Cabrito assado do Castelo de Vide




Ingredientes
1 pernil traseiro de cabrito; 75 gramas de banha;2 dentes de alho bem picados; ½ colher (de sopa) de colorau; sal e pimenta-do-reino que bastem; 1 cravo;2 cebolas grandes; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; 2 cebolinhas verdes; 1 copo de vinho branco (150 ml); 1/3 copo de vinagre de vinho branco (50 ml); ½ copo de azeite (75 ml)

De véspera: Prepare uma pasta com a banha, os alhos, o colorau, o sal, a pimenta-do-reino e o cravo, misturando tudo muito bem numa vasilha. Esfregue bem no pernil do cabrito. Corte as cebolas em rodelas.

Num tabuleiro ou assadeira, coloque uma camada de rodelas de cebola. Sobre essa camada assente o pernil e junte o ramo de salsa, a folha de louro e as cebolinhas verdes. Cubra a carne com mais rodelas de cebola e regue com o vinho branco e o vinagre. Coloque por cima um pano de prato limpo e deixe marinando até a hora de assar.
No dia: Regue a carne com o azeite. Preaqueça o forno na temperatura média. Asse o pernil por cerca de uma hora a uma hora e meia, começando os primeiros 40 minutos com a assadeira coberta por papel-alumínio. Regue uma ou duas vezes com o molho que vai se formar na assadeira. Retire do fogo e deixe descansando 10 minutos antes de servir.

NOTA: Ao contrário do pernil de cordeiro, o de cabrito deverá ser bem assado e em cozimento mais lento para “cozinhar” bem e ficar macio. Esta mesma receita poderá ser feita com pernil de cordeiro (de borrego, como se diz em Portugal) assando bem mais rapidamente, ou ainda com o pernil dianteiro (paleta) de cabrito. Neste caso, o cozimento deverá ser mais lento e em forno ainda mais baixo.

Nenhum comentário: