24.7.06

Pernil de Cordeiro ao Forno / 7 Horas


by Basílico

1 pernil de cordeiro de aproximadamente 1,8 kg
8 dentes de alho descascados e cortados ao meio
2 cenouras grandes
2 cebolas
1 talo de alho-poró
1 talo de salsão
2 col. (sopa) de folhas de tomilho
2 ramos de alecrim, separadas as folhas
2 folhas de louro
6 xíc. (chá) de vinho branco seco
azeite, sal e pimenta-do-reino

Preparo:
Aqueça o forno a 220ºC (forno quente) por 10 minutos. Regue o fundo de uma assadeira com azeite e sobre ele coloque a cenoura, a cebola, o alho-poró, o salsão cortados em fatias grossas e os dentes de alho. Coloque o pernil sobre os legumes e leve ao forno por 10 minutos.
Retire a assadeira do forno, tempere a carne com sal, pimenta, tomilho, alecrim, louro, regue com mais azeite e volte ao forno por mais 15 minutos.
Retire a assadeira novamente do forno, vire os legumes e o pernil, regue tudo com o vinho e cubra com papel-alumínio. Volte ao forno, abaixando a temperatura para 160º (forno médio/baixo). Deixe o pernil no forno até que a carne esteja muito macia, se desmanchando e soltando dos ossos, regando, de vez em quando, com o caldo da assadeira ou água se necessário.
Ao final do tempo, retire o pernil da assadeira, colocando-o sobre a travessa de servir. Descarte o excedente de gordura da assadeira. Se necessário, adicione um pouco de água à assadeira para soltar o que a ela estiver colado. Passe o caldo da assadeira e os legumes pela peneira, pressionando bem. Acerte o sal, pimenta e terá o molho. Sirva o pernil de cordeiro, inteiro ou em pedaços, com o molho ao redor.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 4h

2 comentários:

Filipe Muniz disse...

Muito boa esta receita!!!

O cordeiro é uma carne realmente deliciosa quando bem preparada... (assim como todas as carnes... se estiver ruim é culpa do cozinheiro!)

agora... 7 horas de forno? será mesmo"?

Smart PerfilFit disse...

estou fazendo a receita, mas reguei com cachaça ao invés do vinho branco.
Mas pretendo deixar umas 2h30mimn no forno...
Obrigado pela dica!