19.3.06

Pudim de Pão




Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

• 340 g de pão de forma picado
• 670 ml de leite
• 6 ovos
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 35 g de açúcar
• 35 g de uvas passas
• ½ copo de suco de laranja
• 270 g açúcar para calda

Prepare assim:

• Coloque as passas de molho no suco de laranja;
• Descasque o pão e pique em cubos;
• Coloque em uma tigela grande para misturar e adicione o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar;
• Misture bem;
• Escorra as uvas passas e junte na massa;
• Em uma panela pequena faça a calda com o açúcar e o suco de laranja coado;
• Unte a forma com manteiga e coloque a calda no fundo;
• Coloque a massa;
• Asse o pudim por 20 a 30 minutos, a 100°C;
• Coloque para gelar e bom apetite.

Adaptações:

Minha amiga Teia J de Porto Alegre, fez algumas adaptações que deixo aqui como sugestão para essa receita de Pudim de Pão.
Eu mesmo prometo que vou experimentar!

Bom, já que pediste, aí vão as adulterações, digo, adaptações que cometi na tua receita. Não adianta, Giácomo, tenho esta mania de dar um toquezinho pessoal.
Mas acho que todo mundo que gosta de cozinha também é um pouco alquimista.
Sendo assim, acho que por sofreres deste mesmo mal, vais me perdoar. :o)

- Além das 35g de passas, coloquei 40g de damascos secos picadinhos. Fiquei com vontade de juntar umas 20g de casca de laranja glaçada picada, mas como não tinha em casa, fui de damasco mesmo.
- Acrescentei 4 colheres (sopa) de Cointreau ao suco de laranja .
- O pão eu piquei no processador, o que acredito que deixou a massa bem levinha.
- Para finalizar, subverti total e assei o pudim em banho-maria por 30 min a 150 graus. Tirei do banho-maria e deixei a forma direto no forno por mais 15 minutos, a 100 graus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Yummy !

Não vejo a hora de experimentar esta receita.
Depois de te conto como ficou.

Um grande abraço prá ti !

Anônimo disse...

Ai Giacomo, Giacomo... eu AMO pudim de pão e minha receita é igualzinha, apenas sem o suco de laranja. Lóóóóóógico que eu vou testar!

Beijo!

p.s: Tá sumido do Rainhas hein?!