27.8.05

Robalo ao Forno com Pupunha e Aspargos


Chef Bella Masano, do Amadeus - Revista UM
(Para 2 pessoas)

Ingredientes:
2 postas de robalo
sal, pimenta-do-reino
1 limão
1 colher (de sopa) de azeite de oliva
1 colher (de sopa) de cebola picada
4 camarões pequenos
2 colheres (de sopa) de tomates picados (sem pele e sem sementes)
1 xícara de café de farinha de milho
1 xícara de café de farinha de mandioca
1 colher (de sopa) de cebolinha verde picada
2 folhas de couve
4 fatias de tomate
4 fatias de cebola
1 palmito pupunha inteiro (somente o miolo) previamente cortado ao meio no comprimento e assado no forno com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva
2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
3 colheres de vinho branco
sal, pimenta-do-reino e ervas de Provence picadas
aspargos cozidos em água e sal
azeite de oliva trufado


Preparo: Corte as postas de robalo ao meio e tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite para esquentar. Refogue a cebola picada e adicione os camarões cortados e já temperados com sal e pimenta-do-reino, até ganharem cor. Junte os tomates. Coloque a farinha de milho e desmanche no caldo do tomate. Acrescente a farinha de mandioca e misture bem. Jogue a cebolinha verde e misture.

Cubra uma das metades da posta de peixe com esta farofa, sobreponha a outra metade e embrulhe na folha de couve. Faça o mesmo com a outra posta. Coloque em uma assadeira e cubra os peixes com rodelas finas de tomate e cebola. Disponha as lascas de pupunha ao redor. Regue com azeite de oliva e vinho branco. Salpique sal, pimenta-do-reino e as ervas. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 5 minutos. Coloque os aspargos e volte ao forno por mais 5 minutos.
Retire o papel-alumínio e deixe dourar levemente. Distribua nos pratos e regue o palmito e os aspargos com azeite trufado.

Nenhum comentário: