13.10.05

Crepes de Chocolate com Maçã


Ingredientes

Crepe
3 ovos tamanho extra
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 1/2 xícara de mistura para bolo de fubá
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 2/3 xícara de leite 3 colheres (sopa) de licor de pêssego
1 colher (chá) de essência de baunilha manteiga para untar

Maçãs
1 colher (sopa) de manteiga
3 maçãs, sem casca e sementes, cortadas em
12 fatias cada uma
1 colher (sopa) de açúcar
1/3 de xícara de licor de pêssego

Chantilly
1 xícara de creme de leite fresco ou 1 caixa (200 g) de creme de leite longa vida para bater chantilly
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de licor de pêssego

Molho
2 xícaras de suco de laranja-pera
2 colheres (sopa) de maisena
8 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de licor de pêssego
cacau em pó para polvilhar

PREPARO

1. Prepare os crepes: coloque os ingredientes numa tigela e, utilizando o batedor de arame, misture até obter uma mistura homogênea. Deixe descansar por 30 minutos.
2. Aqueça uma frigideira grande, de fundo reforçado, e junte a manteiga. Espere derreter, acrescente as fatias de maçã eo açúcar, e deixe dourar as maçãs dos dois lados. Adicione o licor e deixe ferver por 3 minutos. Tire do fogo, passe as maçãs para um prato e reserve.
3. Prepare o molho: ponha numa tigelinha o suco de laranja e a maisena, mexa até misturar bem, e leve ao fogo na mesma frigideira onde a maçã foi preparada. Junte o açúcar e mexa até engrossar. Tire do fogo, acrescente o licor e reserve.
4. Prepare os crepes numa frigideira anti-aderente com cerca de 18 cm de diâmetro, aquecida e ligeiramente untada com manteiga. Ponha na frigideira 4 colheres (sopa) da massa dos crepes, que se espalhará e ficará firme. Vire então do outro lado, utilizando uma espátula, e deixe firmar. Tire da frigideira com cuidado e ponha o crepe sobre um prato. Repita a operação até terminar a massa.
5. Prepare o chantilly: bata na batedeira o creme de leite e o açúcar, até ficarum creme espesso e uniforme. Pare de bater, junte o licor, misture cuidadosamente e reserve. 6. Passe a metade da quantidade do molho sobre os crepes e dobre-os em quatro formando triângulos. Distribua 3 crepes em cada prato de sobremesa, cubra-os com as fatias de maçã, regue com o restante do molho e sirva com uma colherada do chantilly preparado com licor. Polvilhe com o cacau em pó e sirva.

Nenhum comentário: