31.3.06

Crepes



Massa Básica

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite
óleo de girassol para cozinhar

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos até a mistura ficar homogênea. Espalhe um pouquinho de óleo em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo. Despeje uma concha rasa de massa e espalhe por todo o fundo da frigideira. Espere firmar e começar a dourar. Em seguida, vire e doure do outro lado. Reserve. Repita a operação quantas vezes for necessário até usar toda a massa.
(4 Pessoas)


Recheio de Queijo de Cabra e Pesto

1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de folhas de manjericão picadas
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de nozes picadas
1 dente de alho pequeno (sem o germe) picado
150 g de queijo de cabra fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora
cebolinha verde ou alho-poró
manteiga
manjericão

Para preparar o molho pesto, misture o azeite, o manjericão, o parmesão, as nozes e o alho. Use uma tigela para juntar esse molho ao queijo de cabra. Misture bem. Experimente o sal e tempere com a pimenta. Coloque no centro de cada crepe uma colherada do recheio. Levante as pontas da massa de forma a envolver o recheio e amarre com um ramo de cebolinha ou de alho-poró. Em seguida, disponha os crepes em uma assadeira untada e leve ao forno quente por 10 minutos. Na hora de servir, derreta um pouco de manteiga e jogue sobre os crepes. Se quiser, enfeite com folhas de manjericão. Nota: o molho pesto pode temperar massas, legumes cozidos e peixes. Aumente a quantidade de ingredientes conforme a sua utilização e, se desejar, guarde em vidro bem fechado e protegido da luz -essa receita se conserva por 30 dias na geladeira.


Recheio de Creme de Nutella

2 gemas
30 g de açúcar
150 ml de leite
150 ml de creme de leite fresco
100 g de chocolate amargo
150 g de Nutella (creme de chocolate com avelã)
cacau em pó (para polvilhar)
sorvete de creme (opcional)

Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela. Leve ao banho-maria e bata até clarear. Ferva o leite com o creme e junte às gemas batidas. Leve tudo ao fogo para cozinhar até que a mistura comece a grudar na colher. Então pique o chocolate em pedaços em uma outra tigela. Adicione o creme de Nutella. Jogue a mistura quente de gemas sobre o chocolate e mexa bem. Em seguida, leve à geladeira por 1 hora. Recheie os crepes, dobrando a massa em forma de triângulo. Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó. Se desejar, acompanhe com sorvete de creme: nesse caso, aqueça os crepes ligeiramente antes de ir à mesa.



Recheio de Maçã com Canela

2 xícaras (chá) de maçãs cortadas em cubinhos
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
raspas de casca de limão
manteiga derretida
açúcar e canela em pó (para polvilhar)
chantilly e frutas vermelhas (opcional)

Cozinhe as maçãs com a água e o açúcar por 5 minutos ou até que amoleçam. Tire do fogo e junte o suco de limão e as raspas de casca de limão. Coloque uma colher de recheio sobre os crepes e enrole. Na hora de servir, aqueça, regue com manteiga derretida e polvilhe com o açúcar e a canela. Se desejar, acompanhe os crepes com creme chantilly e frutas vermelhas.

Nenhum comentário: