Em Pelotas, a história está pelas ruas. As casas do século 19, construídas pelos portugueses, são herança da época em que a cidade era a maior produtora de charque do estado.
Os doces também. Delicados, feitos com ingredientes nobres, eram servidos em dias de festa, mas fazem sucesso até hoje
Trouxinha de Nozes
Massa:
1 lata de leite condensado
2 xícaras de nozes moídas
Recheio:
6 gemas
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de essência de baunilha
Modo de preparo da massa:
Misture as nozes com o leite condensado em uma panela e leve ao fogo baixo para cozinhar. Mexer bem para não queimar. Quando estiver soltando a massa do fundo da panela está pronto. Bote em um refratário para esfriar.
Modo de preparo do recheio:
Passe as gemas, o açúcar, a farinha, água e a essência de baunilha por uma peneira. Misture bem e leve ao fogo. Comece com fogo alto e quando começar a ferver diminua o calor. Mexa sempre e quando engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela está pronto. Deixe esfriar.
Preparo do doce:
Espiche a massa (pode colocar em um plástico e usar um rolo de massa) na espessura que você preferir. Com a ajuda do cortador, ou até mesmo um copo, corte o doce e coloque sobre açúcar para não grudar. Depois é só acrescentar o recheio e fechar o envelope. Um pedaço de noz dá o arremate no doce.
3 comentários:
Céussssss!!! Que doce é esse homem? Tá querendo que eu engorde só de olhar é? ;-)
Ah! Te vi no Jornal Nacional sexta de carnaval, cobrindo a passagem do Bono.... ai, ai... invejinha :-)
Beijo!
Nossa!!!! Que blog doce!!!
Bjs
Olá Giácomo!
Tudo bem?
Sou moradora de Pelotas e acadêmica do curso de Bacharelado em Turismo da UFPel e estou fazendo minha monografia sobre os doces de Pelotas e estava olhando receitas dos docinhos e notei que tens um nome diferente da TROUXINHA DE NOZES - Envelope de Nozes. Ao menos é assim que se chama por aqui!
Adorei seu blog... Achei muito interessante.. pois também sou apaixonada por culinária!
Bjs
Postar um comentário