11.5.08

Terrine de Campagne



Ingredientes:
300g de lombo de porco
120g de toucinho de porco
100g de bacon em um pedaço
150g de bacon fatiado (para forrar a terrine)
2 sobrecoxas de frango
250g de fígado de galinha (ou de porco)
1 ovo, 50ml de leite, miolo de 3 pãezinhos
2 ramos de tomilho
2 folhas de louro
4 folhas de sálvia e 4 bagos de zimbro
noz-moscada, conhaque, sal e pimenta malagueta.

Mãos à obra:
1. Tire a pele e desosse as sobrecoxas. Retire todas as fibras e nervos dos fígados. Lave com vinagre.
2. Pique em cubinhos pequenos todas as carnes. Tempere com sal, pimenta triturada, 1 dose de bom conhaque, as ervas e uma colherinha rasa de noz-moscada ralada na hora. Misture tudo muito bem e leve à geladeira de um dia para o outro, tampando a vasilha com filme plástico.
3. No dia seguinte, coloque tudo no processador, reservando alguns cubinhos de bacon, lombo e toucinho para depois. Ligue 5 vezes no botão 'pulse', deixando 15 segundos cada. Derreta o miolo de pão no leite, junte um ovo batido e mexa bem. Misture esta pasta com as carnes processadas e os cubinhos separados. Esmague os bagos de zimbro e junte ao resto.
4. Unte a terrine e forre o fundo e as beiradas com o bacon fatiado. Coloque a mistura de carnes, feche com as pontas do bacon e cubra com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido a 200º por 1 hora. Enfie uma agulha no centro da terrine. Se ela sair limpa, está pronta. Retire-a do forno e coloque um peso de 1kg sobre ela (algum retângulo de madeira com um peso em cima para pressionar e deixá-la bem firme). Leve à geladeira.
5. Retire o peso e desenforme na hora de servir. Se você usou forma de louça, sirva na própria terrina.

5 comentários:

Unknown disse...

Que prato mais chique e bonito.
Ideal para dias especiais.
Amei a receita.

Gourmandisebrasil disse...

Dá um trabalho, mas fica tão gostoso!
bjo,
Nina.

Cláudia Silva disse...

Boa tarde!
Achei seu blog fazendo uma busca de receitas de Terrine.
ADOREI! DE muito bom gosto o seu blog.
Fique a vontade também para visitar o meu http://www.cestodesabores.blogspot.com . Infelizmente não tenho tido tempo para mante-lo atualizado, mas em breve votarei a "esquentar" ele! rs.
Obrigada pela bela receita.
Abraço

Anônimo disse...

Olá Giácomo, conheces alguma receita bacana de terrine de bacalhau? Estou procurando algo do gênero para a ceia! Me avise se souber de algo? beijo

Anônimo disse...

Vivo na Ilha da Madeira, Portugal e adoro cozinhar. Esta Páscoa vou experimentar esta terrine que tem um aspecto maravinhoso, e o resultado já está garantido ....
BOAS PÁSCOAS