18.7.06

Semifreddo de Frutas Secas


by Basílico

Ingredientes
¼ xíc. (chá) de nozes ou avelãs (se avelãs, leve ao forno para dourar e soltar a pele, esfregue com pano e retire a pele)
¼ xíc. (chá) de amêndoas sem pele e ligeiramente douradas no forno
¼ xíc. (chá) de damascos secos
¼ xíc. (chá) de passas claras
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco gelado
2 col. (sopa) de licor de laranja
½ xíc. (chá) de açúcar
4 ovos médios

Preparo
Na batedeira, bata o creme de leite em chantilly, até que fique bem cremoso. No processador, triture (deixando pedaços miúdos) as nozes ou avelãs, as amêndoas, os damascos e as passas. Com delicadeza, junte a mistura ao chantilly e reserve na geladeira.
Leve ao fogo uma panela com água para o banho-maria. Separe as claras das gemas, colocando-as em 2 tigelas diferentes e reservando as claras para o merengue. Junte o licor de laranja e o açúcar às gemas e misture com um batedor de arame.
Posicione a tigela com as gemas sobre a panela do banho-maria, controlando a água (que não deve ferver). Bata, com o batedor de arame, até obter um creme fofo, volumoso e amarelo-claro (aproximadamente 5 minutos). Retire a tigela do calor e continue batendo para ajudar a esfriar um pouco. Reserve.
Bata as claras em neve e, com delicadeza, incorpore o merengue ao creme de gemas, juntando a seguir o chantilly com as frutas. Despeje o doce em uma fôrma de bolo inglês de 25 cm (ou forminhas individuais) e leve ao freezer por 6 horas para firmar. Na hora de servir, desenforme e corte em fatias. Se desejar, sirva com um coulis de frutas vermelhas ou de damasco ao redor.

Rendimento: 6 porções

2 comentários:

Yanna Clementino disse...

A base desta sobremesa é o parfait, mistura de gemas batidas, açúcar e creme batido e congelado. Dizem que o parfait foi inventado há muitissimos anos para um jantar diplomático na França. O rei havia pedido ao seu cozinheiro que inventasse uma verdadeira "arma" diplomática para conquistar seu convidado pela barriga. E funcionou!

Anônimo disse...

Giácomo, boa noite !

Espero que esteja td bem contigo. Mesmo depois de um tempão, não poderia deixar de te desejar um feliz Dia do Amigo. E o Toque Blanche, mesmo com a recente pausa, continua ótimo.

Um grande abraço para ti !!!