8.6.07

Camarão com Crocante de Quinua


Receita Chef Sergio Arno

Camarão com crocante de quinua ao molho de laranja e gengibre com purê de wasabi
Rende 4 porções
Ingredientes do camarão
16 camarões
500 g de quinua
1 colher (chá) de curry
2 envelopes de açafrão
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
4 ovos
200 g de amido de milho

Preparo:Passe a quinua por água fervente por 4 minutos. Escorra e deixar esfriar. Depois, junte curry, açafrão, sal e pimenta. Deixe os camarões de molho em uma colher (sopa) de sal e uma colher (sopa) de açúcar por 2 horas. Tire e lave-os. Bata os 4 ovos, junte o amido de milho e passe nos camarões. Frite-os em óleo quente.

Molho de Laranja
Ingredientes do molho
300 ml de suco de laranja
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
20 ml de vinho branco
60 ml de caldo de vitela

Preparo:Refogue a manteiga, a cebola e o gengibre. Acrescente o suco de laranja e o mel. Deixe cozinhando até reduzir em 50%. Acrescente o caldo de vitela e deixe cozinhar por cerca de 8 a 10 minutos. Coe na peneira e deixe pronto para servir.
Purê de wasabi
Ingredientes do purê
400 g de batata
2 colheres (sopa) de manteiga
noz-moscada
sal pimenta
80 ml de leite
20 g de wasabi em pasta ou em pó (aproximadamente)

Preparo:Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Depois de frias, acrescente o restante dos ingredientes e misture tudo numa panela. Depois que o purê estiver pronto, adicione wasabi em pasta ou em pó.

6.6.07

Confraria & Confrades



Pois faz algum tempo que não escrevo aqui.
Essa é a notícia ruim.A notícia boa é que muita coisa aconteceu nesse meio tempo.
Vou dividir em vários posts.Mas o primeiro vai contar da minha "promoção" como cozinheiro.Passei a fazer parte da Confraria Prestige.A confraria tem cinco anos. E reúne um grupo excelente de 25 profissionais liberais e, pelo que vi até agora, que são ótimos cozinheiros e chefs também.De quinze em 15 dias, sempre numa segunda-feira, nos reunimos no restaurante Oui, na Bahia Marina. Por escala, um faz a entrada, o outro o prato principal e um terceiro a sobremesa.
Duas vezes por ano, perto do Dia dos Namorados e do Natal, as mulheres participam da farra gastronômica.Isso, a Confraria é um Clube do Bolinha.
Minha estréia foi na sobremesa. Um sorvete misto de creme com limão e coulis de frutas vermelhas. E fui direitinho. Não tremi, mas também não ousei.Sei de gente que treme só de pensar em enfrentar os confrades no prato principal. Por quê? Explico logo: o elogio máximo da confraria é "muito razoável". É mole???O fundamental é que é extremamente divertido, alegre e come-se muitíssimo bem.Aqui você pode saber como é a confraria. O site está um pouco desatualizado, mas logo logo vai estar no ponto.Nessa segunda-feira, 04/06, foi o Jantar dos Namorados.As duas entradas foram :Dois pratos principais:E as duas sobremesas...Agora prometo que de 15 em 15 dias, vou tentar escrever um pouco sobre a confraria.