11.10.06

Azeite de Oliva



(Fonte:Revista Marie Claire)

AZEITE PARA TODOS OS DIAS
1 xícara (chá) de manjericão
2 xícaras (chá) de azeite de oliva extravirgem

Coloque o manjericão em água fervente por 10 minutos. Escorra e seque bem. Bata no liquidificador com uma xícara de azeite até que as folhas se dissolvam. Use uma peneira fininha para coar. Em seguida, junte o restante do azeite, coloque em um vidro limpo e feche bem. Conserve na geladeira. Esse azeite pode finalizar peixes, frangos, legumes, saladas e queijos. Pode, ainda, dar um arremate especial a massas e risotos.

AZEITE PARA PEIXES
1 colher (sopa) de erva-doce
1 colher (sopa) de sementes de coentro l 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos l 4 ramos de dill l 2 ramos de tomilho-limão l casca de limão (só a parte verde) l 2 xícaras (chá) de azeite de oliva extravirgem

Junte todos os ingredientes em uma garrafa de vidro bem seca. Feche bem. Em seguida, coloque a garrafa em pé dentro de uma panela com água fervente. Deixe no fogo baixo por 30 minutos. Espere esfriar e guarde em lugar protegido da luz. Coe quando utilizar para fritar, grelhar ou assar peixes.

AZEITE PARA MASSAS E RISOTOS
1 colher (sopa) de casca de limão siciliano ralada
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
4 ramos de salsa
2 ramos de tomilho-limão
2 xícaras (chá) de azeite de oliva extravirgem

Junte todos os ingredientes em um vidro limpo e seco. Feche bem. Coloque-o em pé dentro de uma panela com água fervente e leve ao fogo baixo por 30 minutos. Espere esfriar e guarde em lugar protegido da luz. Coe para utilizar.

AZEITE PARA AVES E FRUTOS DO MAR
1 ramo de erva-cidreira
2 galhos de coentro
1 dente de alho
1 pedaço de 1 cm de gengibre fresco fatiado
2 xícaras (chá) de azeite de oliva extravirgem

Junte todos os ingredientes em uma garrafa limpa e seca. Feche bem. Coloque-a em pé dentro de uma panela com água fervente. Deixe em fogo baixo por 30 minutos. Espere esfriar e guarde em lugar protegido da luz. Após sete dias, retire o alho com a ajuda de um espeto. Coe ao temperar aves e frutos do mar.

3 comentários:

Ligia disse...

Giácomo!!! Vi sua reportagem na TV, sobre as baianas e seus acarajés!!! Muito bacana!!!
Postei no blog sobre comidas que não comeria..fiquei curiosa sobre o que vc não provaria jamais..me conte???

Hmm..esses azeites devem ser deliciosos...bom prá fazer e dar de presente.

Abração!!!

Elvira disse...

Feliz Ano Novo ! :-)

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,